Criando paleta de cores no illustrator

11 Nov 2015

Fala galera, resolvi fazer mais um daqueles posts utilitários, que não servem pra nada que servem para referência para consultas posteriores.

Quando fazemos algum tipo de desenho no Adobe Illustrator de vez em quando passamos por alguns tipos de situação em que precisamos dar vida aos personagens ou objetos, dando cor a eles.

O problema é que, para termos um Design “clean”, temos que ter um certo tipo de harmonia entre esses elementos, não podemos simplesmente usar um aparato de cores (muitas das vezes) sem sentido. Essa harmonia funciona muito bem para que tenhamos um elemento chamativo por ser bonito, e não por ser estranho. Para que fique mais claro o que estou querendo dizer, segue alguns exemplos.

Veja um exemplo de um personagem colorido sem harmonia em suas cores:

Sem coloração

Criando a paleta de Cores

Para criar a paleta de cores primeiramente precisaremos das cores primárias nas quais iremos aplicar ao personagem. É importante destacar que as cores escolhidas devem ser as cores nas quais iremos utilizar nas características principais do desenho ou logo etc.

Crie quadrados e preencha-os com as cores desejadas deixe um espaçamento entre eles como mostra o desenho abaixo:

Cores Primárias

No exemplo foram criadas 3 cores, mas você pode usar quantas cores quiser, mas quanto maior o número de cores que você utilizar, menor é a chance de seu desenho ter uma boa harmonia entre as cores e menor é a chance de ele ficar bonito. Em outras palavras menos é mais.

Em seguida, basta selecionar os três quadrados ao mesmo tempo e ir até o menu object / Blend / Blend Options…. Ao acessar esse menu irá aparecer uma janela de configuração, neste caso deixaremos o Spacing como Specified Steps pois queremos mostrar os quadros em um efeito de transição o valor desse atributo como 2 (número de quadros).

Painel config Blend Options

Depois disso basta clicar na ferramenta Blend Tool que fica na caixa de ferramentas ou pressionar w e então é só clicar uma vez em cada quadrado que você criou que a mágica acontece.

Paleta de cores

Dica Deixe sempre a paleta de cores próxima ao seu desenho para uma melhor produtividade

Desenho

E como ficaria aquele desenho que usamos de exemplo anteriormente com o tratamento devido? Ficaria assim:

Como coloração

A harmonia entre as cores torna o personagem mais “apresentável” pois não é agressivo aos olhos o uso de suas cores. Uma outra dica importante é que sempre que for dar uma noção de profundidade de alguma parte do personagem usa-se uma cor mais escura, diferente de background’s por exemplo, onde quanto mais distante o elemento mais claro ele fica para nos dar a sensação de que está se perdendo no horizonte.

Referência: How to Design and Vector a Set of Character Poses for a Video Game

Conclusão

O uso das cores é talvez, mais importante que o próprio formato de um desenho, devemos saber usá-las com bastante sabedoria. Se você não possui nenhum feelling para o Design, aconselho sempre a olhar exemplos de artes bem feitas. O dribbble, behance e awwwards por exemplo são bons lugares para se buscar inspiração (sendo o awwwards voltado para layouts de websites). Mas tomem muito cuidado para não copiar o trabalho dos outros.